Quando achei que a Itália já tinha me oferecido tudo que podia oferecer eis que me deparo com esse lugar incrível e apaixonante... Florença (Firenze em Italiano).
Chegamos no final da tarde e fomos a procura do nosso hotel. De todos os lugares que passamos,esse foi o local mais difícil de encontrar um hotel, mas depois de muito pesquisar (valeu booking!!) encontramos um bem simpático no centro, do ladinho do Mercado Central, que infelizmente não deu tempo de conhecer.
O que mais gostei foi que como o hotel era no centro, deixamos o carro no estacionamento e só o pegamos na hora de ir para o próximo destino e como tivemos que andar bastante, vimos prédios e lugares lindos.Um desses lugares, é a Catedral de Santa Maria del Fiore, uma construção gótica toda clarinha... sério gente, essa construção dá um contraste com as construções próximas que é muito difícil de descrever...
Para conhecer a igreja e subir até a cúpula...SIM...SOMOS LOUCOS POR CÚPULAS HEHEHE subimos em todas, só no último destino que não, porque ficamos traumatizados com a da Catedral de Florença... Pois subir 465 degraus, com trechos em que só cabia uma pessoa e ainda ter que ficar tomando cuidado para não bater a cabeça no teto não foi fácil não....Tinha trechos tão estreitos em que era difícil respirar e a subida e descida era feita pelo mesmo caminho, ou seja, tivemos que parar várias vezes...Mas valeu a pena, a pintura interna da cúpula retrata o juízo final e é uma obra impressionante, com tantos detalhes que nos faz pensar em como era possível criar obras desse tamanho a tantos anos atrás...
Cúpula da Catedral com a pintura do Juízo final |
Em frente a Catedral, tem o batistério e dizem que o prédio é o mais antigo de Florença..E detalhe: as portas são de bronze.
As portas de bronze estavam sendo restauradas - como boa parte dos locais que passamos |
Teto do batistério |
Almoçamos finalmente em uma Trattoria, que é um restaurante mais com uma atmosfera mais familiar, com boa comida e preços mais camaradas... Em toda viagem foi o lugar em que comi melhor..O lugar parecia uma casa de fazenda e a comida era muito boa... Como já tinha comido muito macarrão, minha escolha foi uma lasanha ao pesto e como no cardápio que escolhi eu tinha mais uma opção, resolvi escolher um prato com nome diferente para ser surpreendida.. isso foi a diversão do almoço porque todo mundo da mesa ficou apostando qual prato seria servido... o nome bonitinho que eu tinha escolhido no cardápio era cavolo e a minha surpresa foi uma bela salada de repolho (que estava muito boa por sinal) hehehe.
A atmosfera de Florença transmite arte e história, afinal é o berço do renascimento e mesmo que essas áreas não sejam muito sua praia é impossível não sentir e absorver tudo que a cidade tem a oferecer.
Palazzo Vecchio |
Em torno da Galleria há esculturas homenageando homens ilustres da Toscana.
Sente o drama! |
Na Itália só fui experimentar Pizza em Florença e sinceramente espera mais.. A pizza individual é gigante, não consegui comer nem metade hehehe..Acho que criei uma expectativa grande, pois afinal era a Itália hehehe Estava gostava mas já comi outras melhores...
Um dos meus filmes favoritos é Sob o sol de toscana e sempre que assistia me apaixonava mais pela região da Toscana e ficava imaginando se algum dia conheceria tais lugares e se veria tais paisagens...
Não fui na região onde filmaram o filme (pesquisei muito para tentar incorporar no nosso roteiro, mas não deu), mas pude ver um pouco nas estradas em direção a Florença e fiquei realmente encantada.Espero voltar em Florença e conhecer o que não deu tempo de visitar, porque além do tempo curto, caiu a maior chuva quando estávamos na ponte del vecchio....Mas o lugar além de ser muito limpo e organizado tem um charme indescritível..
Resumindo: Amei Florença!